Imóveis
Briga boa: Caixa reduz juros do crédito imobiliário para 7,50% e bate BB e Santander
Na esteira da redução da Selic, banco público também reage à concorrência e cortas taxas dos empréstimos habitacionais
Responsável por cerca de 70% do mercado de crédito imobiliário no país, a Caixa Econômica Federal (CEF) reagiu à concorrência e também reduziu os juros para os financiamentos habitacionais ajustados pela Taxa Referencial (TR). A taxa mínima, que era de 8,5% ao ano, vai cair para 7,5% ao ano, a partir da próxima segunda-feira (14).
A taxa máxima também sofrerá redução, e sairá dos 9,75% para 9,5% ao ano mais a TR. O corte das taxas valerá para créditos com saldo devedor atualizado pela TR no SFH Sistema Financeiro de Habitação) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
Leia também: Queda da Selic pode inserir 4 milhões de pessoas no mercado imobiliário
Com a decisão, a nova taxa mínima da Caixa (7,50%) só perde para os juros cobrados pelo Bradesco (7,30%) e pelo Itaú Unibanco (7,45%), que anunciaram recentemente reduções nas taxas dos financiamentos da casa própria.
O juro da Caixa ainda é melhor que os concorrentes Banco do Brasil (BB), que também cortou as taxas no fim de agosto, e Santander, que têm taxas mínimas de 7,99% ao ano.
O corte de juros surge na esteira das reduções mais recentes da Selic (a taxa básica de juros da economia), atualmente em 5,50% ao ano, novo mínimo histórico.
Novas modalidades de crédito para a compra de imóveis
A Caixa lançou ainda no fim do mês de agosto uma nova linha de financiamento de imóveis, com juros fixos mais baixos, de 2,95% a 4,95% ao ano, que terão as parcelas reajustadas pelo IPCA (inflação oficial), com juros menores para a aquisição de imóveis.
Leia também: Novo crédito imobiliário da Caixa compensa até se inflação subir a 4,58%
Na sequência, o BB reduziu as taxas mínimas para 7,99% e lançou um novo modelo de empréstimo em que as taxas de empréstimo habitacional que variam de acordo com o prazo do pagamento. Quanto menor o tempo de financiamento, melhores as condições e mais baratos.