Economia Bárbara

Empresas e Negócios

Saraiva ganha CEO independente

Luis Mario Bilenk assumiu o cargo de presidente executivo (CEO) no lugar de Jorge Saraiva Neto, da família controladora da rede livreira, que está em recuperação judicial

Redação

Publicado

em

Novo CEO da Saraiva, Luis Mario Bilenk, foi CEO da Blockbuster e diretor de marketing do McDonald's, entre outros cargos-Foto: Divulgação

A Saraiva (SLED3; SLED4) informou nesta segunda-feira (13) que Luis Mario Bilenk assumiu o cargo de presidente executivo (CEO) no lugar de Jorge Saraiva Neto, da família controladora da rede livreira. Bilenk foi presidente e CEO da Blockbuster e Fototica; no McDonald’s, foi diretor de marketing para a América Latina. Também atuou no Grupo Fleury, onde ocupou o cargo de diretor executivo, e no Hospital Infantil Sabará, de onde foi sócio e presidente.

A Saraiva entrou em recuperação judicial há pouco mais de um ano e a decisão da família controladora deixar a linha de frente da rede, mantendo parte das cadeiras no conselho de administração, foi tomada após pressão de credores (editoras de livros) que não aprovariam o plano de recuperação sem a saída dos controladores da direção, segundo fontes citadas pelo Valor Pro.

“Eleito pelo novo conselho de administração, o executivo terá como missão implementar e refinar as estratégias de reestruturação e crescimento econômico da companhia”, diz a empresa, em nota.

“O mercado livreiro, no Brasil e no mundo, passa por uma fase de transformação e adaptações relevantes, mas tenho convicção de que o livro tem lugar garantido no futuro!”, afirma Bilenky. “Estou muito feliz e confiante. É uma honra estar à frente de uma empresa centenária e poder contribuir para o contínuo crescimento do hábito da leitura e sua força transformadora na vida das pessoas”, completa o executivo, no comunicado.

A escolha do executivo foi realizada pelo novo conselho de administração da Saraiva que passa a contar, a partir desse ano, com dois novos membros: Augusto Marques da Cruz Filho, com passagens pelo Grupo Pão de Açúcar, Tintas Coral, Fundação Seade e Banco Itaú. Atualmente atua como membro do conselho das empresas BRF, General Shopping e JSL; e Antonio Salvador, que atuou como Chief Digital Officer e vice-presidente de RH, Sustentabilidade e Gestão do Grupo Pão de Açúcar por quase 7 anos e também como conselheiro do grupo. Antes, teve passagem pela Hewlett-Packard, pela PwC e IBM Global– EUA e Brasil.

Os conselheiros reeleitos: Jorge Saraiva Neto, Maria Cecilia Saraiva Mendes Gonçalves e Olavo Fortes Campos Rodrigues Jr. já faziam parte do board no exercício anterior.

“Com a reestruturação das lideranças –CEO e conselho de administração, a Saraiva dá início a um novo momento em sua história, fortalecendo e aprimorando sua governança corporativa”, refere a companhia.

A empresa “acredita em sua capacidade de promover a reestruturação das operações e a recuperação dos resultados econômicos necessários à perenidade do negócio”, conclui a nota.

Leia
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas