Empresas e Negócios

Por ponte aérea Rio-SP, Passaredo compra MAP

Com a aquisição, companhia se consolida como a quarta maior do segmento e cresce em Congonhas

Publicado

em

Passaredo diz que sua frota vai aumentar para 14 aviões no fim do ano-Foto: Divulgação

 A Passaredo, empresa aérea regional, anunciou nesta quarta-feira (21), a aquisição de 100% do capital da MAP Linhas Aéreas. O valor da transação foi mantido em sigilo pelas companhias. Com a transação, a Passaredo passa a atender mercados na região Norte do país e se consolida como a quarta maior companhia aérea do país, só atrás da Latam, Gol e Azul.

Também amplia o número de horários diários de pousos e decolagens (“slots”) no aeroporto de Congonhas de 14 para 26. Na distribuição de slots concluída pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na semana passada, a Passaredo ficou com 14 slots e a MAP, com 12. 

Foi exatamente para ter um maior número de slots e ficar competitiva na ponte aérea Rio-São Paulo, entre os aeroportos de Congonhas e de Santos Dumont, que a Passaredo comprou a rival.

“Desde que começamos a participar da concorrência em Congonhas, vimos que o custo de cada uma para operar seria pesado. Começamos a conversar para ver o que poderia ser feito e surgiu a possibilidade de fazer a aquisição”, afirmou José Luiz Felício Filho, presidente da Passaredo.

A disputada ponte-aérea, considerada a rota mais rentável do país, chegou a levar a Azul a oferecer US$ 105 milhões para comprar a Avianca, que parou suas atividades em maio em meio a um processo de recuperação judicial e perdeu os 41 slots que possuía em Congonhas.

A partir do dia 29 deste mês, a Azul já vai começar a operar a rota, depois de ficar com mais 16 slots em Congonhas, que eram da Avianca, com preços promocionais de R$ 99 por trecho.

Frota chegará a 14 aviões

A Passaredo opera com cinco aeronaves ATR 72-500, com capacidade para 68 passageiros. A MAP também possui cinco aviões ATR, sendo três ATR-42, com capacidade para 46 passageiros, e dois ATR-72. Felício disse que a empresa vai receber, até o fim do ano, mais quatro aviões ATR, três já encomendados pela Passaredo e um pela MAP. Com isso, a frota vai chegar a 14 aviões até o fim do ano.

A MAP atende 14 municípios dos Estados do Amazonas (Manaus, Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari) e do Pará (Belém, Porto Trombetas, Santarém, Itaituba e Altamira). A Passaredo, por sua vez, atende 28 destinos no Brasil. 

 Felício disse que pretende usar todos os slots obtidos pelas duas empresas para oferecer voos partindo de Congonhas para o interior de São Paulo e para cidades em Estados próximos, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, que não são atendidos com voos diretos pelas grandes aéreas. 

Os novos destinos incluem cidades como Araçatuba (SP), Bauru (SP), Marília (SP), Uberaba (MG), Dourados (MS), Ipatinga (MG) e Ponta Grossa (PR). A empresa começa a operar em Congonhas em 27 de outubro. Com a ampliação, a Passaredo estima atender 37 localidades no país até o fim do ano.

A Passaredo informou ainda que, com a compra, o número de funcionários vai passar de 550 para 576, com a incorporação de toda a equipe da MAP. “Esse número vai ficar ainda maior com a ampliação da oferta de voos”, disse Felício.

*Com Valor.com

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © Economia Bárbara