Empresas e Negócios

Oi lança assistente virtual Joice para automatizar atendimento

Operadora quer chegar à marca de 10 milhões de atendimentos via nova tecnologia em 2020

Publicado

em

Gabriel Medina protagoniza campanha da Joice-Foto:Divulgação

A Oi lançou uma plataforma de inteligência artificial batizada de Joice, com a promessa de aprimorar a eficiência operacional e oferecer soluções para facilitar e simplificar o relacionamento com seus usuários.

A meta inicial é alcançar a marca de 1,5 milhão de atendimentos por mês, número atingido durante o período de testes ;para 2020, a empresa prevê que o assistente chegue a 10 milhões de atendimentos. O projeto foi feito em parceria com a IBM.

Entres os pedidos que a Joice pode atender estão a emissão de segunda via da conta via Whatsapp ou e-mail, e de visita para resolver problemas técnicos nos equipamentos. Também pode avisar o cliente da data de vencimento da conta.

“A Joice favorece ao mesmo tempo a satisfação do cliente, com eficiência operacional, e a redução de custos na Oi, o que também faz parte do foco da digitalização”, diz o diretor do Digital da Oi, Ricardo Drumond, em nota.

Segundo a Oi, a operadora “registra desde 2017 uma redução de custos de R$ 3 bilhões e as iniciativas de digitalização contribuíram fortemente para esse resultado”.

Relembre outras plataformas de inteligência artificial

A Vivo já havia lançado plataforma semelhante, batizada de Aura. Segundo a operadora, a Aura já atende 1,5 milhão de clientes por mês, sendo que o índice de solução de seus clientes chega a 80%.

No Bradesco, a BIA (Bradesco Inteligência Artificial) atende 1,5 milhão, com mais de 15 milhões de interações. Pela plataforma é possível realizar consulta de saldos, extratos, limites, agências mais próximas, cotações de dólar e índices financeiros utilizando o WhatsApp.

A Lu, a plataforma de inteligência artificial do Magazine Luiza, funciona até como a voz da marca. Ela participou da Parada LGBT+ e fez campanhas de violência contra mulher.

O que é inteligência artificial

Também chamada de AI (na sigla em inglês), a inteligência artificial busca reproduzir a inteligência humana em computadores. Por meio da análise de milhões de dados, as máquinas são capazes de perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas.  São softwares e robôs que operam em uma lógica semelhante ao raciocínio. 

A AI está cada vez mais presente no dia a dia da população. As sugestões de um filme em uma plataforma de streaming usam a tecnologia. O aplicativo de trânsito que ajude a definir a melhor trajetória também. As notícias e mensagens apresentadas na linha do tempo das redes sociais também são definidas por meio da inteligência artificial.

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © Economia Bárbara