Empresas e Negócios
Chiquinho Sorvetes tem um dos melhores anos da história e acelera internacionalização
Em entrevista ao Economia Bárbara, Isaías de Oliveira conta os planos de expansão da empresa para o exterior
A crise econômica passa longe da Chiquinho Sorvetes, maior rede de sorveterias do país. Em 2019, a empresa acelerou a sua internacionalização e espera fechar o ano com 100 novos fraqueados. “É um trabalho de longos anos, que agora está colhendo os frutos”, contou Isaías Bernardes de Oliveira, presidente do grupo de franquias ao Economia Bárbara.
Segundo Isaías, a marca já fechou contratos para expandir a rede para Portugal, Paraguai, Panamá e Costa Rica, que devem entrar em operação no ano que vem. Atualmente, a companhia tem mais de 480 unidades espalhadas em todo o país, além de três lojas próprias na Flórida, nos EUA,–a última foi inaugurada em Miami há oito meses–mas os projetos incluem abrir franquias da Chiquinho Ice Cream, marca americana da rede, em 2020.
“A partir do momento em que abrimos, no ano passado, as primeiras lojas nos EUA, começou a surgir demanda. O mercado começou a nos enxergar como uma marca internacional”, afirmou.
“Fomos procurados e já fechamos com um candidato para implantar a marca em Portugal. No Panamá, foi um executivo brasileiro de uma multinacional que foi trabalhar para lá, gostava da operação no Brasil e nos procurou. Também temos outro para a Costa Rica. E acabámos de fechar uma operação no Paraguai”, relatou o presidente da Chiquinho Sorvetes.
“Estamos abertos a internacionalizar. Estamos abertos a conversar”, disse.
Até ao fim do ano, a rede prevê a abertura de mais 50 lojas, atingindo a marca de 100 novas unidades em 2019. “Estamos com quase 80 lojas para serem lançadas. Até dezembro, serão 50”, afirmou.
O faturamento previsto para o ano é de R$ 360 milhões, um crescimento de 20% em relação a 2018, quando a rede vendeu 3,08 milhões de casquinhas e 44,5 milhões de itens.
“Este é o ano de consolidação da marca. Estamos com um crescimento muito expressivo, acima da média do mercado. Está sendo um dos melhores anos da história da empresa”, segundo Isaías.
Para 2020, ele prevê, ao menos, repetir o desempenho de 2019. “Prevemos abrir 100 novas lojas no ano que vem”, contou.
De acordo com o executivo, o bom momento é explicado por várias razões: “Estamos trabalhando muito o posicionamento de marca, adotamos uma publicidade bem agressiva. É a qualidade do nosso serviço. São fatores que fazem a diferença”. Ele também apontou os prêmios que o grupo de franquias tem recebido pela maior demanda pela marca.
De Frutal para o mundo
Aos 18 anos, Isaías recebeu proposta do pai, apelidado de Chiquinho, para abrir um negócio no interior de Minas Gerais, em Frutal. Após cinco anos de trabalho, o empreendedor identificou a oportunidade de expandir a sorveteria para outras praças.
A primeira filial foi inaugurada em Guaíra, interior do estado de São Paulo. Nos anos seguintes, a rede cresceu entre os familiares em cidades vizinhas.
Em 1998, já com uma pequena rede de lojas, Isaías implantou o uso das máquinas de sorvete soft e desenvolveu uma receita própria para a base do sorvete.
Já com 80 unidades, a empresa entrou para o segmento de franchising em 2010 e criou a CHQ Companhia de Franchising.
Atualmente, a franqueadora, com sede em São José do Rio Preto, a 454 km da capital paulista, controla toda a cadeia do negócio, ao possuir um centro de distribuição próprio, uma distribuidora alimentícia, uma empresa de tecnologia e uma agência de comunicação.
Raio-X da Chiquinho Sorvetes
Unidades no Brasil: 480
Fundação: 1980. Início da Franquia: 2010
Loja (interna e externa)
Investimento inicial – a partir de R$ 380 mil
Taxa de royalties – 5%
Taxa de publicidade – 2%
Faturamento médio mensal – R$ 65 mil aprox.
Lucro médio mensal – De 15% a 20%
Prazo de retorno – 24 a 36 meses
Área da unidade – a partir de 35 m²
Quiosque (interno)
Investimento inicial – a partir de R$ 253 mil
Taxa de royalties – 5%
Taxa de publicidade – 2%
Faturamento médio mensal – R$ 45 mil aprox.
Lucro médio mensal – De 15% a 20%
Prazo de retorno – De 24 a 36 meses
Área da unidade – 9m² a 12m²
Quiosque (externo)
Investimento inicial – a partir de R$ 275 mil
Taxa de royalties – 5%
Taxa de publicidade – 2%
Faturamento médio mensal – R$ 45 mil aprox.
Lucro médio mensal – De 15% a 20%
Prazo de retorno – De 24 a 36 meses
Área da unidade – 12m²
Loja compacta (externo)
Investimento inicial – a partir de R$ 250 mil
Taxa de royalties – 5%
Taxa de publicidade – 2%
Faturamento médio mensal – R$ 45 mil aprox.
Lucro médio mensal – De 18% a 22%
Prazo de retorno – De 24 a 36 meses
Área da unidade – 35m² a 50m²