Economia Bárbara

Economia

Trump se pronuncia em breve sobre ataque do Irã

Mercado financeiro aguardo discurso do presidente dos EUA após retaliação iraniana à morte do general Qassem Soleimani; Ibovespa cai e dólar sobe nesta quarta (8)

Bárbara Leite

Publicado

em

O presidente dos EUA, Donald Trump, vai se pronunciar sobre o ataque em instantes. Será o primeiro pronunciamento após o contra-ataque do Irã, que atingiu duas bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas por 12 mísseis na madrugada desta quarta (8) e, elevou os temores de um conflito mais abrange no Oriente Médio.

O discurso é aguardado pelo mercado financeiro, que se acalmou país um tuíte de Trump, que disse estar tudo bem, após o atentado. O petróleo e o ouro chegaram a disparar, as Bolsas asiáticas fecharam em queda. Pelas 13h20, o Ibovespa, referência da Bolsa brasileira, recuava 0,55% para 116.026 pontos. O dólar ante o real subia 0,21% para R$ 4,073.

A base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do país, foi uma das que foram atingidas, e a outra está em Erbil, quarta maior cidade do Iraque e capital da região autônoma do Curdistão.

O Irã retaliou os ataques que culminaram na morte de seu general, Qassem Soleimani na última sexta (3), tão logo o cortejo fúnebre do general ter chegado ao seu destino final, sua cidade natal na província de Quermã. Os ataque ocorreram exatamente à 01h20, mesmo horário do assassinato de Soleimani. Ao todo, 12 mísseis foram disparados pela Guarda Revolucionária Iraniana.

Leia também: As cinco novas ações do Ibovespa estreiam em queda

“Alertamos o Grande Satanás, o regime arrogante e tentador dos EUA , de que qualquer agressão ou outro movimento será recebido como uma resposta mais dolorosa e esmagadora” diz o comunicado emitido pela Guarda.

A divisão das forças armadas do Irã, advertiu ainda que pode realizar novos ataques em território americano, em Dubai e Israel, caso os EUA resolvam contra-atacar. Em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram, a guarda disse que, se os EUA retaliarem o ataque, iriam responder à ofensiva “dentro da América”.

Horas após o ocorrido, o presidente Donald Trump utilizou o Twitter para declarar que “está tudo bem” e prometeu um pronunciamento sobre o ataque para esta manhã. Mesmo sem maiores detalhes, a declaração serviu para acalmar o nervosismo imediato dos mercados.

“Está tudo bem! Mísseis lançados do Irã em duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos ocorridos agora. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã”, diz a mensagem.

Entretanto, um Boeing 737-800 da empresa Ukraine International, com 170 passageiros e seis tripulantes a bordo, caiu pouco depois de decolar do aeroporto internacional Imam Khomeini, que atende a região metropolitana de Teerã, capital do Irã.

A embaixada ucraniana descartou a tese de um ataque terrorista e que o acidente foi devido à “falha do motor do avião”. O Irã, no entanto, disse que não vai entregar as caixas-pretas do avião.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas