Economia Bárbara

Economia

Soja deve ter 2ª maior safra da história em 2020, prevê Abiove

Brasil deve colher 122,8 milhões de toneladas do grão, só perdendo para o ano de 2018, quando foram colhidos 123,08 milhões; consumo de farelo e de óleo deve ser recorde com maior produção de suínos e aves e aumento do biodiesel no diesel, previsto para março

Bárbara Leite

Publicado

em

Estimativa é que sejam processadas 44 milhões de toneladas de soja no ano que vem–Foto: Reprodução

O Brasil deve colher a segunda maior safra de soja em 2020, segundo a primeira projeção da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), divulgada nesta sexta-feira (8).

Segundo a associação, é estimada uma safra de 122,8 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 4,2% em relação a 2019 e só perdendo para os 123,08 milhões registrados em 2018. O processamento deve ser recorde de 44 milhões de toneladas, ante previsão de 42,9 milhões para 2019.

Estima-se também recorde no consumo interno de farelo de 16,9 milhões de toneladas, em função da maior produção de aves e suínos, devido ao aumento das exportações para a China, e no de óleo, 8,7 milhões de toneladas, especialmente por conta do aumento do percentual de biodiesel (produzido através da soja) no diesel, que vai subir para 12% em março do ano que vem.

A Abiove prevê que a produção do biodiesel aumente em cerca de 20% em 2020, o que deve gerar uma movimentação financeira de R$ 19 bilhões.

Em relação a 2019, conforme a entidade observou até setembro, o processamento de soja no Brasil deve fechar o ano com queda de 0,7%, alcançando 42,9 milhões de toneladas e “leve redução no consumo doméstico de óleo de soja devido ao menor uso do produto para outros fins que não para o biodiesel”, diz a Abiove.

Leia
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas