Economia
Sem dinheiro, Receita pode parar emissão de CPF e restituição do IR a partir de 2ª
Documento interno alerta que os sistemas serão desligados por falta de verba em meio aos cortes no Orçamento desde início do ano
Sem dinheiro, por conta dos cortes no Orçamento que vêm sendo feitos desde o início do ano, a emissão de CPF e restituição do Imposto de Renda (IR) podem parar na próxima semana.
Segundo um documento interno que o jornal “OGlobo” teve acesso, os sistemas da Receita Federal serão desligados, “em sua integralidade”, já a partir do próximo domingo (25).
Desde o início do ano, o governo bloqueou mais de R$ 33 bilhões em gastos. O contingenciamento foi necessário porque, com a economia fraca, a arrecadação de impostos e contribuições ficou abaixo do inicialmente projetado. No Ministério da Economia, pasta responsável pela Receita, os cortes acumulam R$ 4,4 bilhões, desde janeiro.
Além da emissão de CPF e processamento das restituições de IR, o Fisco terá que suspender o envio de cartas de cobrança aos devedores e paralisar as operações de comércio exterior, diz o comunicado interno. A disponibilização de recursos para Fundos de Participação de Estados e Municípios também está comprometida.
A crise orçamentária foi uma das demandas feitas nesta segunda-feira por subsecretários da Receita, em reunião com o secretário especial do órgão, Marcos Cintra. A expectativa é que ele trabalhe para conseguir recursos para manter as atividades em funcionamento, diz a publicação.