Economia Bárbara
  

Economia

Se eleição fosse hoje, Haddad venceria Bolsonaro, diz Datafolha

Levantamento indica que presidente perdeu vantagem ante o candidato petista após oito meses de governo

Bárbara Leite

Publicado

em

Bolsonaro foi eleito com 55,13% dos votos válidos- Foto: Reprodução

Se o segundo turno da eleição para presidente da República fosse hoje, Fernando Haddad (PT) seria eleito com 42% dos votos, contra 36% de Jair Bolsonaro (PSL), indica pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (2). Outros 18% votariam branco ou nulo e 4% não souberam responder. 

Em 28 de outubro do ano passado, no segundo turno da disputa, Bolsonaro foi eleito com 55,13% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos). Haddad obteve 44,87%. 

Passados oito meses de governo, o Datafolha aponta que a reprovação do presidente subiu de 33% para 38% em em relação ao levantamento anterior, de início de julho, e diversos indicadores apontam uma deterioração de sua imagem. Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios.

Nestes dois meses, o presidente se envolveu em algumas polêmicas, como a que sugeriu que o pai do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) havia sido morto por colegas da luta armada na ditadura, indicou o filho Eduardo para a embaixada brasileira em Washington e criticou governadores do Nordeste–a quem também chamou de “paraíbas”. Teve ainda o bate-boca com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o desmatamento e incêndios na Amazônia.

Entre quem declarou preferência por Bolsonaro no ano passado, 74% manteriam o voto se a eleição fosse hoje. Um total de 10% migraria para Haddad, e 13% votariam branco ou nulo. Já 88% dos eleitores do petista manteriam seu voto hoje. Somam 4% os que mudariam o voto para Bolsonaro e 6% os que votariam nulo ou branco. 

Um total de 68% de quem votou branco ou nulo na eleição manteria essa opção hoje. Mas 21% deles mudaria para Haddad e 6% para Bolsonaro. 

O presidente Bolsonaro já deixou claro que pretende concorrer à reeleição em 2022.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas