Economia
Reforma da Previdência deve ser aprovada na Câmara até quarta, diz Lorenzoni
Congresso regressou aos trabalhos nesta semana após o recesso de julho; texto cria uma idade mínima para se pedir aposentadoria
A aprovação da reforma da Previdência em segundo turno na Câmara dos Deputados deve acontecer entre esta terça (6) e quarta (7), segundo Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, nesta segunda-feira (5). “Esperamos concluir a votação da reforma da Previdência entre amanhã e quarta”, afirmou Lorenzoni.
O Congresso, depois de três semanas de recesso, voltou nesta semana, com as mudanças previdenciárias sendo prioritárias na agenda.
O rito de votação em segundo turno é o mesmo do primeiro turno, com a diferença de que os destaques (mudanças ao texto) desta vez são apenas supressivos, não mudam o mérito; ou seja, nada mais pode ser colocado no texto, só retirado.
O texto, que cria uma idade mínima para se pedir a aposentadoria e eleva as alíquotas de contribuição, entre outras novidades, foi aprovado no primeiro turno da Câmara no dia 12 de julho, por 379 votos a 131 contra, um placar surpreendente. Foram 71 votos acima do necessário para aprovar uma PEC- Projeto de Emenda à Constituição (308 votos).
Apesar do otimismo de Lorenzoni, a oposição deve manter a estratégia do primeiro turno, tentando obstruir a votação.
Após passar na Câmara, o texto será enviado para apreciação do Senado.
*Com agência Estado