Economia

Mercado já vê Selic em 5,25% no fim do ano

Corte “surpresa” no juro básico na semana passada leva analistas a reverem suas projeções

Publicado

em

Copom se reunirá novamente no dia 18 de setembro-Foto: Agência Brasil

No primeiro relatório, após o anúncio “surpresa” de corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros da economia, o mercado reviu para baixo suas projeções para a Selic no fim do ano.

De acordo com o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), que reúne as projeções de cerca de cem analistas, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve deixar a Selic em 5,25% no fim do ano, um corte de mais 0,75 ponto percentual frente aos atuais 6% ao ano. Na semana anterior, a média do mercado estava em 5,50%. Entre os economistas que mais acertam as previsões, as apostas oscilam entre 5% e 5,25%.

Para 2020, as estimativas foram mantidas em 5,50% ao ano entre os economistas em geral. 

Após 16 meses sem mexer na Selic, o Copom decidiu de maneira unânime pela queda da Selic de 6,5% ao ano para 6% ao ano na semana passada, e indicou que novos cortes devem acontecer até ao fim do ano. A próxima reunião do colegiado está marcada para 18 de setembro.

A redução mais agressiva da taxa foi surpresa para boa parte do mercado, já que o discurso do órgão tem sido de cautela diante dos fatores externos e das contas públicas debilitadas, ainda que muitos analistas tivessem apostando numa redução dessa magnitude.

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © Economia Bárbara