Economia Bárbara
  

Economia

Brexit: premiê tem vitória mas saída em 31 de outubro fica mais longe

Parlamento britânico rejeita prazo de três dias para aprovar legislação relacionada à saída do país da União Europeia, e torna mais difícil uma retirada sem acordo, que vinha preocupando os mercados

Redação

Publicado

em

Boris Johnson, primeiro- ministro do Reino Unido, quer que país deixe a UE na semana que vem- Foto: Reprodução

Os parlamentares do Parlamento do Reino Unido votaram nesta terça (22) pela rejeição de um prazo de três para a avaliação da legislação relacionada à retirada do país da União Europeia, o chamado Brexit. Os deputados rejeitaram o cronograma, após o premiê britânico, Boris Johnson ter conseguido sua primeira vitória no Parlamento.

Por 329 votos favoráveis e 299 contra, foi aprovada a chamada “segunda leitura” da proposta de lei de Boris Johnson para o Brexit, o que, na prática, significa que a legislação complementar necessária à implementação do acordo de saída negociado pelo primeiro-ministro com Bruxelas poderá prosseguir o processo legislativo nos próximos dias. 


Mas a rejeição do prazo de três dias para a conclusão da aprovação da regulamentação, tornou muito mais provável uma extensão do prazo do Brexit, que estava previsto acontecer em 31 de outubro.

Antes da votação, muitos parlamentares haviam expressado frustração por três dias não ser tempo suficiente para entender o projeto, que chega a mais de 100 páginas. O governo havia pressionado o cronograma ao tentar cumprir sua promessa de fazer Brexit até 31 de outubro.

Johnson também está preocupado com o fato de que um período mais longo de revisão pode resultar na alteração severa do projeto de lei.

A indefinição do Brexit vem mexendo com o mercado financeiro, com receios de um Brexit sem acordo, o que a decisão de hoje deixa mais longe de acontecer.

* Com agências

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas