Economia Bárbara
  

Direito do Consumidor

“Não me perturbe” tem quase 1,5 milhão de pedidos de bloqueio em uma semana

Site, criado pela Anatel, visa criar lista de clientes que não querem receber chamadas de telemarketing

Redação

Publicado

em

Setor responde por 52 das chamadas indesejadas- Foto: Reprodução

Lançado há uma semana, o site “não me perturbe” fechou a noite desta segunda (22) com 1,459 milhão de pedidos de bloqueio de ligações indesejadas de serviços de telecomunicações, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça (23).

O site foi criado para o consumidor que quiser deixar de receber chamadas de telemarketing com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga. Para entrar na lista, o consumidor deverá preencher o formulário de inscrição na plataforma no endereço www.naomeperturbe.com.br. A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias, contados da data do cadastramento.

Em junho deste ano, a Anatel determinou que as operadoras de telecomunicações criassem uma lista única de consumidores que não queriam mais receber chamadas de oferta de serviços de telefonia, Tv paga e internet. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Telefônica/Vivo.

A lista do “não me perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas Unidades da Federação, diz a nota da agência.

O problema de ligações indesejadas tem escala global e vem sendo enfrentado por órgãos reguladores de outros países, como EUA e Índia.

No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações. Em função das competências legais da Anatel, a medida alcança apenas as empresas de telecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas, conta a Anatel.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas