Economia Bárbara

Dicas Bárbaras

Veja 15 dicas para economizar gás de cozinha, novo vilão do bolso

Queixas no Procon-SP contra alta do preço do gás encanado disparam 521% no ano; onfira algumas recomendações que ajudam a baixar o valor da fatura

Bárbara Leite

Publicado

em

Cor da chama ou tipo da panela são alguns itens que o consumidor deve tomar atenção–Foto: Reprodução

Devido ao aumento no preço do do gás encanado, as queixas no Procon-SP dispararam 521% em relação ao ano passado. De janeiro a setembro de 2018, foram 98 registros; neste ano, as reclamações chegam a 609, sendo que o principal problema foi com relação à cobrança.

Em um ano, a tarifa de gás para residências na área da Comgás, que atende 1,9 milhão de pessoas da região metropolitana de São Paulo, da região administrativa de Campinas, Baixada Santista e no Vale do Paraíba, com consumo entre 34 e 600 metros cúbicos, subiu 43%. Para clientes comerciais com consumo entre 500 e 2.000 metros cúbicos, a alta foi de 29%.

O problema não está restrito a São Paulo: de acordo com dados do MME (Ministério de Minas e Energia), entre junho de 2018 e junho de 2019, o preço do gás entregue a distribuidoras subiu, em média no país, quase 30%.

O preço do gás natural vendido pela Petrobras acompanha a variação das cotações internacionais de óleos combustíveis e a taxa de câmbio. A alta em 2019 tem forte impacto da escalada do dólar a partir do período eleitoral, quando a moeda americana bateu a casa dos R$ 4,10.

Considerando que a cotação atual continua em torno desse patamar, a expectativa do mercado é que o gás continue caro. Nesta sexta, dólar era negociado a R$ 4,092.

Com a disparada do preço do gás, a saída é encontrar formas de economizar no uso. Veja abaixo algumas orientações que ajudam a reduzir a fatura do gás.

15 Dicas para economizar gás de cozinha:

Na cozinha

1. Evite correntes de ar

Evite correntes de ar na cozinha. Elas fazem a chama reduzir na boca do fogão, diminuindo o calor. Com isso, o alimento leva mais tempo para mais tempo para cozinhar e gasta mais gás.

2. Panelas tampadas

Prefira cozinhar com panelas tampadas. Elas aproveitam melhor o calor e reduzem o tempó de cozimento.

3. Fogo alto

Utilize o fogo alto no início do cozimento e diminua após levantar fervura.

4. Bocal certo

Use o bocal proporcional ao tamanho da panela. Se você usar uma panela maior ou menor, vai desperdiçar gás e dependendo do caso, até 40% do calor do cozimento.

5. Panelas de fundo duplo

Algumas panelas, como as de fundo duplo, de inox ou de cerâmica, apesar de serem um pouco mais caras, como retêm mais calor, o tempo de cozimento é bem menor.

6. Panela de pressão

Para preparar alimentos m,ais duros, como feijão e carnes, utilize panelas de pressão. A comida fica pronta mais rápido, gerando economia de gás.

7. Alimentos de molho

Para o cozimento de grãos mais duros, como feijão e grão-de-bico, o ideal é deixar de molho antes de ir para a panela para acelerar o cozimento e reduzir o tempo necessário.

8. Aproveitar vapor das panelas

 Aproveite o vapor da panela onde faz algumas receitas, como o arroz, para cozinhar legumes. Coloque em cima da panela um escorredor metálico que se encaixe bem, disponha os legumes picados dentro e tampe. Os legumes cozinharão no vapor do arroz e você economizará gás.

9. Abrir o forno e pré-aquecimento

Evite abrir o forno e, se possível, coloque mais de um alimento para assar de uma vez. Também é recomendado  pré-aquecer o forno, a uma temperatura de 200º em torno de 10 minutos. Depois é só regular a temperatura de acordo com a sua receita.

10. Água na quantidade adequada

Tome atenção à quantidade de água. Caso a quantidade de água seja muito grande, isso faz com que leve mais tempo para levantar fervura. E, assim, mais tempo será o cozimento, consumindo mais gás.

11. Cor azulada

As chamas do gás devem apresentar coloração azulada. A presença de tonalidades amareladas, que sujam o fundo da panela, é sinal de que os queimadores estão sujos ou desregulados, o que aumenta o consumo de gás.

12. Fazer revisões anuais

O aumento da conta do gás pode ser motivado por algum vazamento. Por isso, faça revisões anuais para ver se há escapamento de gás e solucionar o problema.

No banheiro

13. Evitar temperatura máxima

Ao tomar banho, regule o aquecedor e evite usar a temperatura máxima

14. Não misturar água fria

Nos banhos, procure não misturar água fria com água quente, a temperatura ideal é apenas com água quente.

15. Manutenção do aquecedor

Recomenda-se fazer a manutenção do aquecedor uma vez ao ano. Banhos demorados desperdiçam gás e água.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas