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Vai ficar fora de casa por mais de um mês? Suspender serviços dá alívio ao bolso

TV a cabo e telefone podem ser suspensos por até 4 meses sem cobrança de taxa

Redação

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Operadora tem até 24 horas para atender o pedido-Foto:Reprodução

Quem deixa sua residência desocupada por mais de um mês, seja em uma viagem mais longa a trabalho ou por algum outro compromisso que tenha de se ausentar, pode solicitar a suspensão de alguns serviços, como telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, água ou luz. As regras, no entanto, variam, e o consumidor deve entrar em contato com as empresas para conhecer o procedimento necessário para a suspensão, 

Suspender um serviço pode ser uma boa solução para aliviar o bolso. Veja como são as regras de alguns serviços, segundo a Boa Vista, bureau de crédito:

Serviços de telefonia e TV paga

A suspensão temporária dos serviços regulados pela Anatel (telefone fixo, celular, internet e TV por assinatura) pode ser solicitada uma vez por ano, pelo período de 30 a 120 dias. Para obtê-la, o consumidor precisa estar em dia com os pagamentos e ter mais de um ano de contrato.

O pedido deve ser feito diretamente ao SAC da empresa fornecedora do serviço, e é importante que o consumidor guarde o protocolo de atendimento, caso necessite contatar novamente a empresa por este assunto.

As empresas, conforme determinação da Anatel, não podem cobrar taxa de suspensão nem de reativação. Após a solicitação do assinante, a empresa tem até 24 horas para atender ao pedido.

Água

No caso da conta de água, o consumidor pode entrar em contato com a companhia concessionária de sua região para verificar a possibilidade do pedido de suspensão e saber quais são as condições, já que cada empresa tem políticas diferentes sobre a suspensão temporária de seus serviços. 

Alguns consumidores que vão ficar ausentes por longo período de suas residências optam por pedir a suspensão do fornecimento e a religação após o retorno. Como algumas empresas cobram taxas para suspender e religar, vale comparar com a economia mensal que terá por não pagar o mínimo da conta, antes de se decidir.

Energia elétrica

É importante checar com a companhia distribuidora de energia se há taxas para a interrupção e para o restabelecimento do serviço. Se os valores compensarem, a empresa tem até três dias úteis para desligar e seis dias úteis para religar. Para pedir essa suspensão, o consumidor precisa estar com a conta de luz em dia. Em alguns municípios, não existe essa opção de suspensão temporária.

Por isso, para quem vai viajar e quer economizar, a melhor opção é desligar os aparelhos da tomada, à exceção dos de uso contínuo, como geladeira e freezer. Aparelhos decodificadores de TV a cabo, telefone e provedores de internet podem e devem ser desconectados da eletricidade. Lembre-se: aparelhos em stand by respondem por 12% do consumo doméstico de energia.

Academias e entrega de publicações

O consumidor precisa verificar se é possível pedir também a suspensão temporária de outros serviços que têm assinatura ou são contratados, como academia, cursos, assinaturas de revistas e jornais. Para estes, a primeira providência é olhar o contrato e ver se há alguma cláusula que possibilita a suspensão temporária. 

Caso não exista referência no contrato (ou se não tiver o contrato) sobre o assunto, o ideal é contatar a empresa para saber se existe essa possibilidade, por quanto tempo, se há taxas para isso e o que precisa fazer para pedir a interrupção e a reativação.

+Dicas para economizar na conta da luz

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