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Depois da Black Friday, chega a Giving Tuesday, o Dia de Doar

Data é uma resposta solidária à sexta-feira de descontos no comércio e serviços

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Ideia do Dia de Doar, que acontece em mais de 45 países, é fomentar a solidariedade e a cultura de doação–Foto: Reprodução

Acontece, nesta terça (3), a Giving Tuesday (terça-feira de doação) que, no Brasil, ficou conhecida como o Dia de Doar. A data é um movimento global de solidariedade que desafia milhões de pessoas a doarem algo a uma causa social, e nasceu em resposta aos dias de maior apelo consumista –a Black Friday e a Cyber Monday (segunda-feira de promoções após a sexta de descontos), que ocorreram nesta sexta (29) e segunda (2).

Criado em 2012, o movimento já chegou a mais de 45 países e é comemorado na primeira terça-feira após a Black Friday.

No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013 e é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, coalização de organizações e indivíduos para promover a cultura de doação no país.

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do #GivingTuesday, a 92Y, e lidera a campanha com a Umbigo do Mundo.

​No ano passado, a data estimulou mais de R$ 1,2 milhão em doações, impactando 22 milhões de pessoas nas mídias sociais com a hashtag #diadedoar.

O que doar?

A ideia é ajudar com recursos financeiros instituições sociais, mas nem só de dinheiro se fazem doações.

Na realidade, a ideia do Dia de Doar é fomentar a solidariedade. Se você não tiver dinheiro para doar, pode doar sangue, doar tempo fazendo trabalhos voluntários, doar bens ou talento. Qualquer coisa é bem-vinda quando se trata de ajudar quem precisa.  

Para quem doar?

Tal como os donativos, também as instituições ficam à sua escolha. Pode aproveitar o Dia de Doar e beneficiar a causa que você mais se identifica.

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