Economia Bárbara

Carros

Fiat e Peugeot discutem possível união, diz jornal

As montadoras francesa e ítalo-americana estão em negociações para fundirem operações, informou o jornal “The Wall Street Journal”; empresas não comentaram informação

Bárbara Leite

Publicado

em

Junção das operações das duas empresas resultaria em uma montadora avaliada em US$ 50 bi–Foto: Reprodução

A Fiat Chrysler e a montadora francesa PSA, dona da Peugeot, estão em negociações para fundirem as operações, segundo o jornal americano “The Wall Street Journal”.

A montadora ítalo-americana e a PSA, a segunda maior fabricante de automóveis da Europa, estão discutindo uma combinação que poderia criar uma montadora global de US$ 50 bilhões, informou o WSJ.

Após o anúncio, as ações da Fiat Chrysler na Bolsa de Nova York tiveram a maior alta em cinco meses.

Uma possibilidade que os dois lados estão discutindo é uma fusão de iguais, onde o português Carlos Tavares, diretor executivo da Peugeot, pertencente à PSA, atuaria como CEO (presidente executivo), e o presidente da Fiat, John Elkann, seria o presidente da empresa combinada.

Elkann, descendente da família Agnelli, fundadora da Fiat, abandonou as as negociações cde fusão com a rival francesa Renault em junho, culpando as “condições políticas na França”. A Fiat Chrysler sinalizou na época que o governo francês teria que desistir de seu domínio sobre a Renault para que houvesse um retomada das negociações, disseram pessoas com conhecimento da situação na época.

No início deste ano, a Fiat Chrysler e a PSA exploraram uma parceria para reunir investimentos para fabricar carros na Europa, segundo pessoas familiarizadas com as negociações.

Representantes da Fiat Chrysler em Turim e PSA se recusaram a comentar, assim como um porta-voz do Ministério das Finanças francês.

*Informações do “The Wall Street Journal”


Leia
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas