Carros
Alemãs BMW e Mercedes são as mais atingidas pela nova escalada da guerra comercial
Montadoras foram pegas no fogo cruzado entre EUA e China; Tesla e Ford também serão impactadas pela retaliação chinesa a Trump
A recente escalada da guerra comercial entre os EUA e a China atingirá em cheio duas montadoras de veículos, que não são nem chinesas nem americanas, mas alemãs. A retaliação chinesa, anunciada na última sexta-feira (23), será um duro golpe para as BMW e a Daimler, montadora do grupo Mercedes-Benz, que constroem veículos utilitários esportivos (SUV’s) no estados americanos, de Alabama e na Carolina do Sul.
As duas fabricantes de automóveis vão ser afetadas pela tarifa extra de 25% sobre os carros fabricados nos EUA, anunciada pela China. O país asiático havia deixado cair os impostos adicionais para a maior parte de 2019, mas agora está ameaçando trazê-los de volta como parte de sua mais recente escalada da disputa com Trump, que, entretanto, já retaliou, com a imposição de taxas mais elevadas.
A Ford e a Tesla também sentirão a taxação, mas as alemãs serão ainda mais impactadas. A BMW e a Daimler, da Mercedes-Benz, venderam seis dos 10 veículos mais populares dos EUA exportados para a China em 2018. A guerra comercial já custou à BMW 300 milhões de euros (R$ 1,38 bilhão) em 2018.
BMW
A BMW calculou em 2018 que um ano cheio de tarifas entre os EUA e a China custaria cerca de 600 milhões de euros, embora os países tenham chegado a um acordo pouco antes de o cenário ser realizado. A empresa faz seu SUV X1 de entrada localmente por meio de uma joint venture (parceria) com a Brilliance China Automotive Holdings e tem planos de aumentar sua participação para 75% até 2022.
A montadora com sede em Munique também transferiu a produção local de seu X3 SUV para a China em maio de 2018, na época em que a primeira rodada de tarifas retaliatórias chinesas começou. Seu carro-chefe, o X5, é embarcado em kits prontos para a Tailândia. antes de continuar para a China, evitando novas penalidades sobre as importações dos EUA. O mais exposto é o X7, fabricado pela Spartanburg, o maior da BMW, que vendeu bem na China.
Entre 5% e 10% dos ganhos do grupo seriam eliminados ao longo de um ano inteiro, disse em um e-mail Juergen Pieper, analista da Bankhaus Metzler.
Mercedes-Benz
A Daimler, da Mercedes, foi a primeira grande corporação global a cortar as metas de lucro por causa do comércio no ano passado. Tarifas adicionais podem levar a fabricante a considerar a possibilidade de montar alguns SUVs no Sudeste Asiático, como a BMW faz com o X5, para exportação para a China.
A montadora começará a produção local de seu primeiro SUV totalmente elétrico, apelidado de EQC, na China no final deste ano.
Tesla e Ford
As montadoras americanas que mais serãao impactadas são a fabricante de carros elétricos Tesla e a Ford. A Tesla exporta seu caro modelo sedan Model S e o veículo utilitário esportivo Model X para a China, juntamente com o Modelo 3. No ano passado, cerca de 14% de sua produção global foi vendida, segundo o analista Dan Levy, do Credit Suisse.
O diretor executivo Elon Musk tem grandes esperanças para o modelo 3 na China e tem se concentrado em colocar em funcionamento a fábrica da empresa em Xangai até o final deste ano. As tarifas chinesas devem entrar em vigor em dezembro, então o impacto dependerá da rapidez com que a usina inicia a produção.
Já a Ford espera que a China se torne o maior mercado da Lincoln, ultrapassando os EUA nos próximos anos. Quase 10% de suas vendas na China foram importadas, a grande maioria delas dos EUA – incluindo os mais vendidos, como o carro esportivo Mustang e a caminhonete F-150 Raptor. Três quartos das exportações da Ford para a China são modelos da Lincoln, e enquanto todos são feitos na América do Norte, a produção local do pequeno SUV da Corsair começará no final deste ano.
“Encorajamos os EUA e a China a encontrar uma resolução de curto prazo sobre questões remanescentes por meio de negociações contínuas. É essencial que essas duas economias importantes trabalhem juntas para promover um comércio equilibrado e justo ”, disse a empresa na sexta-feira, depois que as novas tarifas foram anunciadas.
Evitar taxas é uma das principais razões pelas quais a Lincoln planeja eventualmente construir todos os seus modelos na China, exceto o Navigator SUV, que não é vendido em grande número. “Vemos a China como o marco zero para a Lincoln, dado o tamanho do mercado e o quão bem a marca foi recebida”, disse Bob Shanks, então diretor financeiro da Ford, em maio.
*Da Bloomberg